terça-feira, 18 de agosto de 2015

8º - DIA – AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO









Hoje, chegamos ao nosso último dia que iniciámos com a oração da manhã. Após este momento, partimos para a nossa sala de conferências a fim de fazermos a avaliação do encontro, tendo ficado o desejo para que, no próximo ano, seja nos Açores e que a alegria permaneça no grupo. O grande momento deste dia, foi a Eucaristia de encerramento com a presença do Padre Tony Neves (Superior da Congregação do Espirito Santo). E partimos para as nossas terras, após o almoço, mais alegres, com o coração cheio de todas as vivências de voluntariado e da amizade sempre bem patente ao longo desta semana.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

7º DIA - VISITA PELA REGIÃO DO DÃO



Brindamos a nossa manhã em Santar, visitando a Casa de Santar. Percorremos os jardins e os diversos edifícios.
Seguimos até Cabanas do Viriato e fomos recebidos pelo Dr. Luís Fidalgo que nos explicou a Casa do Passal onde viveu Aristides Sousa Mendes mais sua família.
Almoçamos no restaurante Salinas em Carregal do Sal, onde há tarde visitamos o Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria.
Terminamos o dia na inauguração da Feira de S. Mateus.















quinta-feira, 6 de agosto de 2015

6º - DIA – VISITAS PELA REGIÃO DE LAFÕES



Servindo-nos do estilo lapidar de Raul Proença, diríamos que "Lafões é uma formosa região que se esconde entre o Maciço da Gralheira e o Caramulo, cortada pelo rasgão do Vouga", que, aproveitando fracturas naturais ou furando rochas, lá vai a caminho da Beira-Mar.
E assim partimos…
Primeira paragem nas Termas de S. Pedro do Sul, onde sentimos os aromas do enxofre que brotam do interior da terra…tivemos visita guiada que nos levou ao Edifício das Termas, ao Museu, ao Vouga e às termas romanas onde o pai da nossa nação (D. Afonso Henriques) tomou banhos.
Seguimos até ao Caramulo a fim de celebrarmos eucarística na capela da Nª Srª da Esperança e almoçar no restaurante Montanha.
Após a deliciosa refeição, seguimos para o museu do Caramulo que oferece uma riquíssima exposição de obras de arte (Picasso, Salvador Dali, Amadeo de Souza-Cardoso, Marc Chagall, Maria Helena Vieira da Silva…) e automóveis.
Terminamos o nosso passeio com os deliciosos pastéis de Vouzela.
A seguir ao jantar assistimos a um filme sobre Aristides Sousa Mendes que afirmou: “Prefiro estar com Deus contra os homens do que com os homens contra Deus”.
E o nosso dia chegou ao fim com uma oração da noite.

















quarta-feira, 5 de agosto de 2015

5º - DIA – “ FAMILIA EDUCAÇÃO” E VISITA A VISEU



Iniciamos a manhã com o arco-íris do Terço Missionário na Igreja do Carmo, seguido da Eucaristia com a comunidade.

Após este momento tivemos a presença do Prof. César das Neves que fez a exposição sobre “Família Educação” e começou por definir que Educação é feita na Família e Ensino aprende-se na escola.

O que se aprende na Escola?:

·         Linguagem

·         Bases conhecimento

·         Mente ordenada

·         Trabalho

Prof. César das Neves advoga que “O professor é o jardineiro numa escola que é o jardim do conhecimento”.

No entanto, hoje a educação é feita pela televisão…os jovens têm muito poder de compra apesar de não trabalharem…Por outro lado, os jovens não têm liberdade, pois são mais homogéneos, mais formatados (vestem roupas com a mesma marcar, ouvem a mesma musica …em todos os locais, ou seja, não há diferença regional).

Repudiamos a gravidez na adolescência e promovemos o sexo nesta mesma idade; situação de incongruência que nos leva ao dogma do Prazer!!

Hoje, há excesso de tolerância, pois não há escolha; por exemplo: a criança quer o bolo e o chocolate, e o adulto dá-lhe ambos. Nada é proibido.

É um tempo que se julga sem tabus, mas está cheia deles.

Em 2006 o Cardeal Jorge Bergoglio no seu livro “Formar: Exigência e Paixão” apresenta os elementos fundamentais da Educação:

§  Memória (é preciso tradição, pois todos somos educados numa cultura)

§  Vivência (fazer encontro com os outros)

§  Discernimento/Critica (confrontarmo-nos com uma coisa e depois aceitar ou rejeitar, que nos leva à escolha e arriscar)

Há quem defenda valores culturais ideológicos opostos:

ü  Tolerância (contrário à memoria, é dizer que tudo é igual; criamos pessoas sem raízes)

ü  Fascínio pela ciência

ü  Sedução (pela publicidade, pelo discurso…elimina a critica; cria “fantasmas”)

O nosso convidado terminou referindo a encíclica ”LAUDATO SI” nº 213:

“Vários são os âmbitos educativos: a escola, a família, os meios de comunicação, a catequese, e outros. Uma boa educação escolar em tenra idade coloca sementes que podem produzir efeitos durante toda a vida. Mas, quero salientar a importância central da família, porque «é o lugar onde a vida, dom de Deus, pode ser convenientemente acolhida e protegida contra os múltiplos ataques a que está exposta, e pode desenvolver-se segundo as exigências de um crescimento humano autêntico. Contra a denominada cultura da morte, a família constitui a sede da cultura da vida».[149] Na família, cultivam-se os primeiros hábitos de amor e cuidado da vida, como, por exemplo, o uso correcto das coisas, a ordem e a limpeza, o respeito pelo ecossistema local e a protecção de todas as criaturas. A família é o lugar da formação integral, onde se desenvolvem os distintos aspectos, intimamente relacionados entre si, do amadurecimento pessoal. Na família, aprende-se a pedir licença sem servilismo, a dizer «obrigado» como expressão duma sentida avaliação das coisas que recebemos, a dominar a agressividade ou a ganância, e a pedir desculpa quando fazemos algo de mal. Estes pequenos gestos de sincera cortesia ajudam a construir uma cultura da vida compartilhada e do respeito pelo que nos rodeia.”

Às 14:30 o comboio turístico levou-nos a descobrir as riquezas paisagísticas e arquitectónicas de Viseu. Terminamos a nossa paragem no Museu Nacional Grão Vasco a fim de o visitar.

Hoje, encerramos o dia com a alegria do nosso Serão Missionário com várias partilhas musicais.